sábado, 20 de março de 2010

Coelho - Ovo - Páscoa...


Vocês sabem por que na Páscoa temos: Coelho? Ovo?
Na verdade tudo começou com uma grande semelhança do Coelho e sua fertilidade, seu período de gestação ser 40 dias (quarentena) e uma comemoração medieval de uma Deusa chamada Ostera (ou Ostara) a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
O ovo como simbolo de uma nova vida
Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
O costume passou a ser de enfeitar e pintar ovos de galinha, sem gema e clara, e recheá-los com amendoim revestido com açúcar e chocolate. Os ovos de Páscoa, como conhecemos hoje (de chocolate) surgiram somente no século XVII
Com o passar dos anos, a criação do comércio e a obtenção de lucro, foi que o produto mudou de foco (podemos assim dizer), tornando-se mais saboroso e com recheios mais variados, e de uma certa forma esqueceu-se a verdadeira história do porque de ovos coloridos, coelho.
Transformaram uma festa tão importante como a Páscoa Cristã uma perfeita luta de compra e venda "Marketing puro" de ovos de chocolate.
Os pais devem aproveitar essa "bagunça" de Páscoa para além de alegrar, explicar aos filhos o que realmente significa e porque no final dessa historia toda o Ovo foi parar nas mãos delas.
Outra coisa:
Coelho não põe ovo! Ele simplesmente carrega!
Não vamos tornar nossas crianças mais ingênuas do que são!!! ok?
FELIZ PÁSCOA À TODOS! e vamos trocar ovinhos hein!?





Um comentário:

  1. Oi Drika, ja alimentei o seu bichinho,li seu post, agora quero dizer que estou com saudade e, que tem selinho patu la no meu cantinho. Bjos e uma ótima páscoa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas